Autor: Fabian Barros de Araújo e Silva
Público Alvo:
Materiais: Massa de modelar; Datashow; Sacos de bala; Miçangas; Náilon.
Resumo: Tem-se observado que muitas vezes se prioriza o trabalho com a divisão nas escolas com o foco na aprendizagem dos processos mecânicos do algoritmo formal, sem propiciar que o aluno possa vivenciar os diferentes conceitos do campo multiplicativo, do qual a divisão faz parte. Sobre isso, Vergnaud (1991, apud Bertoni, 2007) revela que o campo conceitual da multiplicação, onde envolve multiplicação e divisão a partir de diferentes ideias é rico e deve ser desenvolvido ao longo de vários anos de escolaridade, envolvendo um raciocínio crescente.
Tais propostas estão presentes nos conteúdos de matemática no Currículo em Movimento (SEDF- 2014) e, portanto, devem ser desenvolvidas em sala de aula pelos professores dessa rede de ensino. As ideias de divisão, destacadas nesta oficina: partilha, quando há um número determinado de partes e medida ou formação de grupos, quando se trabalha a divisão em que o tamanho já está pré-fixado.
Em uma sequência didática que possibilite desenvolver no aluno a reflexão a respeito do conceitual do campo multiplicativo, visando a exploração da divisão em contextos. Nesse sentido essa oficina é proposta para alunos que já vem trabalhando tanto com situações de multiplicação como de divisão, além de fazer uso da tabuada.
Palavras-Chaves: Campo multiplicativo. Divisão. Medida.