Circuito de Vivências

Vamos Dividir?

Autor: Fabian Barros de Araújo e Silva

Público Alvo:

Materiais: Massa de modelar; Datashow; Sacos de bala; Miçangas; Náilon.

Resumo: Tem-se observado que muitas vezes se prioriza o trabalho com a divisão nas escolas com o foco na aprendizagem dos processos mecânicos do algoritmo formal, sem propiciar que o aluno possa vivenciar os diferentes conceitos do campo multiplicativo, do qual a divisão faz parte. Sobre isso, Vergnaud (1991, apud Bertoni, 2007) revela que o campo conceitual da multiplicação, onde envolve multiplicação e divisão a partir de diferentes ideias é rico e deve ser desenvolvido ao longo de vários anos de escolaridade, envolvendo um raciocínio crescente.
Tais propostas estão presentes nos conteúdos de matemática no Currículo em Movimento (SEDF- 2014) e, portanto, devem ser desenvolvidas em sala de aula pelos professores dessa rede de ensino. As ideias de divisão, destacadas nesta oficina: partilha, quando há um número determinado de partes e medida ou formação de grupos, quando se trabalha a divisão em que o tamanho já está pré-fixado.
Em uma sequência didática que possibilite desenvolver no aluno a reflexão a respeito do conceitual do campo multiplicativo, visando a exploração da divisão em contextos. Nesse sentido essa oficina é proposta para alunos que já vem trabalhando tanto com situações de multiplicação como de divisão, além de fazer uso da tabuada.

Palavras-Chaves: Campo multiplicativo. Divisão. Medida.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima