Circuito de Vivências

Tangram

Autor: Rui Seimetz

Público Alvo: Alunos do 9ª do Ensino Fundamental.

Materiais: Figuras geométricas do Tangram; lápis e borracha.

Resumo: O Tangram é um quebra-cabeça chinês que contém sete peças (dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos, um quadrado e um paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Acredita-se que o jogo surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e que chegou à Europa no começo do século XIX. Na China antiga, o Tangram era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana. Atualmente, o quebra-cabeça está difundido pelo mundo e é jogado por pessoas de todas as idades. Crianças podem se divertir montando as figuras enquanto treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas. Pessoas idosas podem jogar para passar o tempo e aproveitar para manter o cérebro ativo.

Palavras-Chaves: Tangram. Figuras Geométrica. Raciocínio Lógico. Criatividade

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima