Autora: Josinalva Estácio Menezes
Público Alvo:
Materiais: Distribuiremos um texto para os participantes com o conteúdo descrito. As
discussões envolvendo geometria, a oficineira usará esquadros, compasso e régua
para quadro.
Resumo: Neste minicurso objetivamos apresentar uma proposta de atividade com falácias, paradoxos e sofismas no ensino de matemática como facilitador de fixação de conteúdos. Assim, pretendemos apresentar as definições dos termos em questão, uma breve abordagem histórica destes elementos matemáticos, algumas propostas com a respectiva solução e indicações para uso no ensino de matemática, em todos níveis.
Vamos distribuir um texto para os alunos com os encaminhamentos históricos e alguns sofismas, falácias e paradoxos. Vamos discutir cada um e sugerir aplicações em sala de aula. As questões versarão sobre álgebra, aritmética, geometria e matemática superior.
Finalmente vamos apresentar três questões para avaliação. As questões serão apresentadas de forma verbal e anotadas as respostas.
Palavras-Chaves: Sofismas. Falácias. Paradoxos.