Circuito de Vivências

Sofismas, Falácias e Paradoxos na Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos

Autora: Josinalva Estácio Menezes

Público Alvo:

Materiais: Distribuiremos um texto para os participantes com o conteúdo descrito. As
discussões envolvendo geometria, a oficineira usará esquadros, compasso e régua
para quadro.

Resumo: Neste minicurso objetivamos apresentar uma proposta de atividade com falácias, paradoxos e sofismas no ensino de matemática como facilitador de fixação de conteúdos. Assim, pretendemos apresentar as definições dos termos em questão, uma breve abordagem histórica destes elementos matemáticos, algumas propostas com a respectiva solução e indicações para uso no ensino de matemática, em todos níveis.
Vamos distribuir um texto para os alunos com os encaminhamentos históricos e alguns sofismas, falácias e paradoxos. Vamos discutir cada um e sugerir aplicações em sala de aula. As questões versarão sobre álgebra, aritmética, geometria e matemática superior.
Finalmente vamos apresentar três questões para avaliação. As questões serão apresentadas de forma verbal e anotadas as respostas.

Palavras-Chaves: Sofismas. Falácias. Paradoxos.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima