Autoras: Keila Cristina de Araújo Reis e Amanda Marina Andrade Medeiros
Público Alvo:
Materiais: Baú de madeira; Revistas; Cola; Tesoura; Cartolinas brancas ou papel pardo branco; Lápis, lápis de cor, giz de cera.
Resumo: A geometria é um conteúdo matemático que estabelece conexões com diversas áreas do conhecimento. O currículo da Educação Infantil contempla a Geometria dentro do eixo Espaço e Forma e reforça a importância do trabalho com a orientação espacial, e não apenas com o reconhecimento e memorização de formas geométricas. “A orientação espacial agrega a noção de direção, de distância e de organização perante o que nos cerca e as coisas entre si” (DISTRITO FEDERAL, 2013, p 127).
Portanto, a proposta de trabalhar o estudo “Orientação e ocupação do espaço”, com a oficina Representação do Deslocamento, pretende explorar os conhecimentos espaciais e esquemas de representação que as crianças da Educação Infantil possuem. O trabalho visa possibilitar a descrição do espaço na forma de desenho de mapas simples, potencializando o desenvolvimento do pensamento espacial e geométrico. A intenção é buscar, junto aos alunos, alguns conhecimentos prévios sobre mapas e sua necessidade a partir de uma brincadeira de caça ao tesouro e da importância de fazermos e lermos as representações da realidade que nos cerca.
Quando a criança reconhece seu próprio corpo como referencial de localização no espaço e vai expandindo seus deslocamentos, gradativamente vai construindo noções mais complexas de espaço.
Palavras-Chaves: Deslocamento.