Circuito de Vivências

Oficina Dominático

Autores: Andreia Julio de Oliveira Rocha e estudantes do Centro Universitário Estácio

Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental

Materiais: Dominó; Lápis e Borracha.

Resumo: A álgebra já estava presente entre os babilônios e egípcios (1.700 a.C.) que, mesmo não tendo sistematizado cientificamente, desenvolveram regras para vários cálculos e resoluções de problemas. Mais de 3.700 anos se passaram, muitos estudiosos (matemáticos ou apaixonados pela Matemática) dedicaram a vida ao estudo e desenvolvimento desta parte da Matemática. O estudo das equações, durante séculos, foi o principal objeto de investigação e contribuiu fortemente para o desenvolvimento da Álgebra Moderna. No entanto, quando ensinada de forma mecânica, por meio de regras e técnicas, sem significado, torna-se um elemento de exclusão social, haja vista que muitas reprovações são “causadas” pela falta de entendimento.

Palavras-Chaves: Dominático. Dominó. Álgebra. Frações. Equações.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima