Autores: Andreia Julio de Oliveira Rocha e estudantes do Centro Universitário Estácio
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental
Materiais: Dominó; Lápis e Borracha.
Resumo: A álgebra já estava presente entre os babilônios e egípcios (1.700 a.C.) que, mesmo não tendo sistematizado cientificamente, desenvolveram regras para vários cálculos e resoluções de problemas. Mais de 3.700 anos se passaram, muitos estudiosos (matemáticos ou apaixonados pela Matemática) dedicaram a vida ao estudo e desenvolvimento desta parte da Matemática. O estudo das equações, durante séculos, foi o principal objeto de investigação e contribuiu fortemente para o desenvolvimento da Álgebra Moderna. No entanto, quando ensinada de forma mecânica, por meio de regras e técnicas, sem significado, torna-se um elemento de exclusão social, haja vista que muitas reprovações são “causadas” pela falta de entendimento.
Palavras-Chaves: Dominático. Dominó. Álgebra. Frações. Equações.