Autor: Rui Seimetz
Público Alvo: Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.
Materiais: Figuras geométricas do Tangram; lápis; borracha e Roteiro da atividade (em anexo).
Resumo: O Tangram é um quebra-cabeça chinês que contém sete peças (dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos, um quadrado e um paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Acredita-se que o jogo surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e que chegou à Europa no começo do século XIX. Na China antiga, o Tangram era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana.
Atualmente, o quebra-cabeça está difundido pelo mundo e é jogado por pessoas de todas as idades. Crianças podem se divertir montando as figuras enquanto treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas. Pessoas idosas podem jogar para passar o tempo e aproveitar para manter o cérebro ativo.
Palavras-Chaves: Tangram. Figuras Geométrica. Raciocínio Lógico. Criatividade