Autora: Raimunda de Oliveira
Público Alvo:
Materiais: Computador; Datashow; Folhas brancas; Fita crepe; Pincel; Apagador de quadro branco; Jogos descritos nos procedimentos.
Resumo: Esta proposta de minicurso tem como objetivo abordar a necessidade de um trabalho pedagógico com as diferentes ideias e significados que podem assumir os números racionais, cujo foco é a aprendizagem por meio do desenvolvimento conceitual. A ênfase será dada aos números racionais na sua forma fracionária.
A metodologia escolhida é o desenvolvimento de situações matemáticas como desafios que possibilitem aos participantes debater a respeito do conhecimento matemático envolvido e também das possibilidades didáticas para o ensino destes conhecimentos. As situações propostas na organização metodológica deste minicurso circundarão as seguintes ideias e significados de número fracionário: parte-todo, quociente, medida, número e operador multiplicativo, entendendo que essa escolha não finaliza a respeito do ensino de frações.
A perspectiva é que este estudo permita a ampliação do que os participantes já conhecem sobre os números e seus usos e favoreça o raciocínio relativo à divisão e ao desenvolvimento de um pensamento mais abstrato necessário para a construção, mais tarde, das operações algébricas.
Para que tais objetivos de ensino se constituam na prática, ao pensar em frações, é necessário refletir sobre diversidade conceitual para que os alunos consigam compreender o uso destes números em diferentes situações. Neste sentido, o que pretendemos é o desenvolvimento conceitual. Para tanto, segundo Vergnaud (2009), é imprescindível que a pessoa vivencie, que seja levada a experiências e situações que lhe permitam mobilizar esquemas, conceitos e teoremas para a construção da aprendizagem.
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