Circuito de Vivências

O Ensino do Conceito de Número Fracionário a Partir de Seus Diferentes Significados e Ideias

Autora: Raimunda de Oliveira

Público Alvo:

Materiais: Computador; Datashow; Folhas brancas; Fita crepe; Pincel; Apagador de quadro branco; Jogos descritos nos procedimentos.

Resumo: Esta proposta de minicurso tem como objetivo abordar a necessidade de um trabalho pedagógico com as diferentes ideias e significados que podem assumir os números racionais, cujo foco é a aprendizagem por meio do desenvolvimento conceitual. A ênfase será dada aos números racionais na sua forma fracionária.
A metodologia escolhida é o desenvolvimento de situações matemáticas como desafios que possibilitem aos participantes debater a respeito do conhecimento matemático envolvido e também das possibilidades didáticas para o ensino destes conhecimentos. As situações propostas na organização metodológica deste minicurso circundarão as seguintes ideias e significados de número fracionário: parte-todo, quociente, medida, número e operador multiplicativo, entendendo que essa escolha não finaliza a respeito do ensino de frações.
A perspectiva é que este estudo permita a ampliação do que os participantes já conhecem sobre os números e seus usos e favoreça o raciocínio relativo à divisão e ao desenvolvimento de um pensamento mais abstrato necessário para a construção, mais tarde, das operações algébricas.
Para que tais objetivos de ensino se constituam na prática, ao pensar em frações, é necessário refletir sobre diversidade conceitual para que os alunos consigam compreender o uso destes números em diferentes situações. Neste sentido, o que pretendemos é o desenvolvimento conceitual. Para tanto, segundo Vergnaud (2009), é imprescindível que a pessoa vivencie, que seja levada a experiências e situações que lhe permitam mobilizar esquemas, conceitos e teoremas para a construção da aprendizagem.

Palavras-Chaves:

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima