Circuito de Vivências

Medida de Capacidade

Autoras: Berenice de Souza Silva; Joana Carollyne Silva Barros; Dayane Justo

Público Alvo:

Materiais: Recipientes plásticos com capacidade maior e menor que um litro; Copos descartáveis de diversas capacidades; Serragem; Corante; embalagens de produtos comercializados no cotidiano que sejam vendidas no litro e ml; Garrafas Pet de diversos tamanhos; Água; Bola.

Resumo: O objetivo desta vivência é desenvolver a percepção da medida de capacidade por meio da ideia de transvasamento de líquidos, tendo como unidade fundamental o litro, além de levantar o conhecimento prévio da turma sobre a palavra “Capacidade”. Com esta atividade, espera-se proporcionar vivências lúdicas e significativas que estimulem a turma a criar hipóteses, testar e rever essas hipóteses sobre a medida de um litro e demonstrar o litro como unidade formada a partir do ml.

Palavras-Chaves: Medidas. Capacidade. Volume.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima