Autores: Roberta Paula Brandão de Novais; André Felipe Brusco
Público Alvo: Estudantes do 8º ano do Ensino fundamental. ano do Ensino.
Materiais: Papel Colorido; Tesoura; Cola; Quadro Branco; Pincel; Apagador.
Resumo: Observando a grande dificuldade dos alunos durante a monitoria na regência sobre os produtos notáveis, resolvemos preparar um minicurso que envolvesse esse assunto de uma maneira diferente, sem decorar fórmulas, mas de modo a entender o que está por de trás da fórmula e saber relacionar duas áreas da matemática que se auxiliam na compreensão dos conceitos. Isso porque, conforme nos afirma Kushima, Pirkel e Steenbook (2009),
A fórmula favorece o processo mecânico de resolução de problemas, porém pouco
favorece a compreensão de conceitos. A visualização torna-se uma fórmula mais
efetiva para uma melhor compreensão da Matemática apesar da língua verbal e
escrita ser mais utilizada em sala de aula. (KUSHIMA; PIRKEL; STEENBOOK, 2009, p.
98)
Palavras-Chaves: Produto Notável. Geometrização.