Circuito de Vivências

Geometrização dos Produtos Notáveis

Autores: Roberta Paula Brandão de Novais; André Felipe Brusco

Público Alvo: Estudantes do 8º ano do Ensino fundamental. ano do Ensino.

Materiais: Papel Colorido; Tesoura; Cola; Quadro Branco; Pincel; Apagador.

Resumo: Observando a grande dificuldade dos alunos durante a monitoria na regência sobre os produtos notáveis, resolvemos preparar um minicurso que envolvesse esse assunto de uma maneira diferente, sem decorar fórmulas, mas de modo a entender o que está por de trás da fórmula e saber relacionar duas áreas da matemática que se auxiliam na compreensão dos conceitos. Isso porque, conforme nos afirma Kushima, Pirkel e Steenbook (2009),

A fórmula favorece o processo mecânico de resolução de problemas, porém pouco
favorece a compreensão de conceitos. A visualização torna-se uma fórmula mais
efetiva para uma melhor compreensão da Matemática apesar da língua verbal e
escrita ser mais utilizada em sala de aula. (KUSHIMA; PIRKEL; STEENBOOK, 2009, p.
98)

Palavras-Chaves: Produto Notável. Geometrização.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima