Circuito de Vivências

Fractal: Autossimilaridade ou Autossemelhança

Autora: Sandra Parecida de Oliveira Baccarin

Público Alvo: Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

Materiais: Tesouras; Cola; Cartolina A4 colorida; Folha A4 branca.

Resumo: A atividade de construção de cartões fractais tridimensionais é uma forma motivadora e interessante de apresentar os conceitos de semelhança e padrões. Nesta oficina, abordaremos algumas características de um fractal. Entenda conceitos matemáticos e produza um belo cartão. Algumas características de um fractal são: Fractais (do latim fractus, fração, quebrado). Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo. E o que é autossimilaridade ou autossemelhança??? Consiste no fato de que cada pequena porção do fractal poder ser vista como uma réplica de todo o fractal numa escala cada vez menor. A figura abaixo mostra essa propriedade.

Palavras-Chaves: Fractal. Autossimilaridade. Autossemelhança.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima