Circuito de Vivências

Diversidade na Representação da Planificação do Cubo: Vivência com Valorização do Erro na Explicitação de Propriedades Geométricas

Autor: Cristiano Alberto Muniz

Público Alvo:

Materiais:

Resumo: Esta proposta de minicurso tem como objetivo explorar a diversidade de planificação do cubo e suas representações num jogo que valoriza a reflexão sobre o erro como estratégia de explicitação de propriedades geométricas. A oficina, destinada a crianças a partir do 4º. ano do ensino fundamental e a seus professores, se apoia na perspectiva de representações dinâmicas da geometria. A proposta se resume em um único jogo de manipulação de quadrados, com justaposições para construções dinâmicas de planificações de cubos a serem validadas no grupo social, num contexto de investigação matemática na infância. É destaque na abordagem uma maior valorização das configurações que não se constituem planificação do cubo, buscando em cada caso considerado errado a compreensão da propriedade geométrica que não está se cumprindo. A explicitação de tais propriedades, exemplificada no exemplo proposto, vai ter valor maior que as construções corretas, uma vez que são essas que permitem aos sujeitos a aquisição das propriedades que garantes a produção de uma planificação de cubo.

Palavras-Chaves: Cubo. Planificação.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima