Autor: Cristiano Alberto Muniz
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Resumo: Esta proposta de minicurso tem como objetivo explorar a diversidade de planificação do cubo e suas representações num jogo que valoriza a reflexão sobre o erro como estratégia de explicitação de propriedades geométricas. A oficina, destinada a crianças a partir do 4º. ano do ensino fundamental e a seus professores, se apoia na perspectiva de representações dinâmicas da geometria. A proposta se resume em um único jogo de manipulação de quadrados, com justaposições para construções dinâmicas de planificações de cubos a serem validadas no grupo social, num contexto de investigação matemática na infância. É destaque na abordagem uma maior valorização das configurações que não se constituem planificação do cubo, buscando em cada caso considerado errado a compreensão da propriedade geométrica que não está se cumprindo. A explicitação de tais propriedades, exemplificada no exemplo proposto, vai ter valor maior que as construções corretas, uma vez que são essas que permitem aos sujeitos a aquisição das propriedades que garantes a produção de uma planificação de cubo.
Palavras-Chaves: Cubo. Planificação.