Circuito de Vivências

Construindo a Tabuada

Autoras: Kelly Nunes Aguiar e Fabiana Barros de Araújo e Silva

Público Alvo:

Materiais: Os materiais utilizados para a realização da oficina serão multimídia, tinta guache colorida, papel pardo, fita crepe, pincel preto, folhas de malha quadriculada, lápis de cor, dados brancos e vermelhos, dois dados grandes (um comum e o outro com os números 1, 2 e 3, duas faces de cada), fichas dos números de 0 a 60.

Resumo: O campo conceitual multiplicativo, estudado por Vergnaud (1998), pode ser organizado em situações lineares e não lineares, como cálculos de área, situações combinatórias em que relacionamos grandezas distintas. No entanto, ao estudar a multiplicação, a escola tem em muito se restringido a internalização da tabuada pelos alunos. Será de fato importante memorizar a tabuada?
Em uma sequência didática que busque desenvolver no aluno a construção conceitual do campo multiplicativo, a memorização da tabuada perde espaço para o entendimento das diferentes situações possíveis de serem encontradas neste campo. Entender a multiplicação não pode se restringir à memorização da tabuada. Nesse sentido, essa oficina é proposta para alunos que já tenham vivenciado diversas situações que envolvem campo multiplicativo e necessitem agora memorizar a tabuada para usá-la como ferramenta.
Dessa forma, o estudo da tabuada é importante para possibilitar ao aluno ampliação das suas possibilidades de cálculo mental e como instrumento na busca de solução em diferentes situações problemas. No entanto, o desenvolvimento da memorização da tabuada deve ser posterior ao entendimento conceitual e também deve figurar como uma proposta investigativa, construída gradativamente, de procura pelas regularidades e por meio de situações que auxiliem a criança no processo de memorização.

Palavras-Chaves: Tabuada. Multiplicação.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima