Circuito de Vivências

Construção e Caracterização de Poliedros

Autores: Erondina Barbosa da Silva e estudantes da Disciplina Pesquisa e Prática de Ensino em Matemática III e estudantes do PIBID Matemática e Pedagogia da UCB

Público Alvo:

Materiais: Poliedros e não poliedros de papel; Palitos de pirulito e churrasco; Massinha de modelar.

Resumo: O abandono do ensino da Geometria nos currículos entre os anos de 1970 e 1980 faz com que ainda hoje, os conteúdos desse campo sejam relegados a um segundo plano. Quando têm que fazer opções sobre o que deixar fora do planejamento, os professores acabam por privilegiar a aritmética, muitas vezes por considerar que temas relacionados à Geometria, Grandezas e Medidas são menos importantes.
Embora as orientações curriculares apontem que os conceitos geométricos são parte importante da organização do trabalho pedagógico (BRASIL, 1998), muitas vezes esses conceitos são trabalhados de forma absolutamente axiomática, sem levar em conta a necessária visualização das representações dos objetos. É o caso, por exemplo, dos poliedros e não poliedros. Muitas vezes, as crianças veem esses objetos tridimensionais representados apenas em livros didáticos e não têm a possibilidade de manuseá-los para identificar características e propriedades (KALEF, 1998).

Palavras-Chaves: Ensino. Geometria. Conceitos Geométricos. Poliedros.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima