Autores: Erondina Barbosa da Silva e estudantes da Disciplina Pesquisa e Prática de Ensino em Matemática III e estudantes do PIBID Matemática e Pedagogia da UCB
Público Alvo:
Materiais: Poliedros e não poliedros de papel; Palitos de pirulito e churrasco; Massinha de modelar.
Resumo: O abandono do ensino da Geometria nos currículos entre os anos de 1970 e 1980 faz com que ainda hoje, os conteúdos desse campo sejam relegados a um segundo plano. Quando têm que fazer opções sobre o que deixar fora do planejamento, os professores acabam por privilegiar a aritmética, muitas vezes por considerar que temas relacionados à Geometria, Grandezas e Medidas são menos importantes.
Embora as orientações curriculares apontem que os conceitos geométricos são parte importante da organização do trabalho pedagógico (BRASIL, 1998), muitas vezes esses conceitos são trabalhados de forma absolutamente axiomática, sem levar em conta a necessária visualização das representações dos objetos. É o caso, por exemplo, dos poliedros e não poliedros. Muitas vezes, as crianças veem esses objetos tridimensionais representados apenas em livros didáticos e não têm a possibilidade de manuseá-los para identificar características e propriedades (KALEF, 1998).
Palavras-Chaves: Ensino. Geometria. Conceitos Geométricos. Poliedros.