Circuito de Vivências

Construção do Número

Autoras: Carine Almeida Silva Noleto e Meire Nadja Meira de Souza

Público Alvo:

Materiais: Ovelhinhas de lã e pedrinhas brancas; Fichas para registro; Blocos de montar; Fichas numéricas; Caixa retangular com uma linha divisória no meio; Bolinhas de gude; Saquinhos com jujubas.

Resumo: Essa vivência objetiva possibilitar a interação dos estudantes com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles. Levar o estudante a construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações que envolvam contagens e códigos numéricos, a partir da história “O sonho de Dam-Dam e do sr. Gom-Gom”.

Palavras-Chaves: Números.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima