Circuito de Vivências

Conhecendo o Soroban

Autora: Ieda Maria da Silva Maria

Público Alvo: Estudantes (crianças e adultos), professores e demais presentes

Materiais: Data show; Explicitação das atividades que serão realizadas; Folhas A4;
Sorobans.

Resumo: No primeiro momento, será feita a apresentação de fotos para explicar como o homem começou a registrar as quantidades e quando necessitou de outros recursos para registrar. Em um segundo momento, será falado da civilização chinesa, e sua criação Suan pan e o contato da civilização japonesa com a cultura chinesa e a criação do soroban. Finalizando, em um terceiro momento, será correlacionada a história com o corpo para a criação do instrumento, destacando o que influenciou. Por fim, será apresentado o Soroban, juntamente com o manuseio do instrumento.

Palavras-Chaves: Soroban. Educação Matemática. Medição. Deficiência Visual.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima