Circuito de Vivências

Atividades para Construção do Número Inteiro

Autores: Erondina Barbosa da Silva e estudantes da Disciplina e estudantes da Disciplina
Educação Matemática – Universidade de Brasília

Público Alvo:

Materiais: Fichas do Quiz; Argolas azuis e vermelhas; Ábaco de inteiros; Papel; Lápis;
Dados; Jogo Positivo e Negativo; Jogo põe positivo e põe negativo.

Resumo: O conceito de número inteiro não é exatamente uma novidade para os estudantes. Muito antes da 7º ano, crianças e adolescentes já trabalham com quantidades negativas de forma assistemática no meio sociocultural, em situações de cálculo de saldo de gols ou pontos de jogos diversos, créditos, débitos, temperaturas, etc. É preciso considerar, portanto, que esses estudantes possuem conhecimentos prévios importantes para a construção sistemática desse conceito.
É preciso que a abordagem dada ao ensino dos números inteiros considere esses conhecimentos prévios e não apresente os conteúdos como absoluta novidade. No caso dos números inteiros positivos, é necessário que os estudantes percebam que estão lidando com outra representação para no número natural. O problema é que os contextos escolhidos pelos livros didáticos nem sempre são significativos para esses jovens.

Palavras-Chaves: Números inteiros.

Avaliação de 5 Estrelas

Avalie a vivência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Vivências relacionadas
Números Triangulares

Números Triangulares

Essa vivência objetiva construir o conceito de números triangulares, e Relacionar a sequência de números triangulares com a definição de progressão aritmética.

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Missão Opportunity: Foguetes da Matemática

Essa vivência objetiva socializar experiências lúdicas com os estudantes de Licenciatura de Matemática e de grupos colaborativos para trabalhar de forma prática e conceitual projetos com foguetes de garrafa pet.

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

Geometria do Deslocamento na Educação Infantil

A proposta geral da oficina é explorar o ensino da Geometria com os alunos da Educação Infantil para além da apresentação e nomeação das figuras geométricas planas, possibilitando a percepção da orientação e ocupação do espaço por meio de uma atividade interdisciplinar que envolva a corporeidade, o senso de lateralidade e a noção espacial.

Rolar para cima