Autores: Erondina Barbosa da Silva e estudantes da Disciplina e estudantes da Disciplina
Educação Matemática – Universidade de Brasília
Público Alvo:
Materiais: Fichas do Quiz; Argolas azuis e vermelhas; Ábaco de inteiros; Papel; Lápis;
Dados; Jogo Positivo e Negativo; Jogo põe positivo e põe negativo.
Resumo: O conceito de número inteiro não é exatamente uma novidade para os estudantes. Muito antes da 7º ano, crianças e adolescentes já trabalham com quantidades negativas de forma assistemática no meio sociocultural, em situações de cálculo de saldo de gols ou pontos de jogos diversos, créditos, débitos, temperaturas, etc. É preciso considerar, portanto, que esses estudantes possuem conhecimentos prévios importantes para a construção sistemática desse conceito.
É preciso que a abordagem dada ao ensino dos números inteiros considere esses conhecimentos prévios e não apresente os conteúdos como absoluta novidade. No caso dos números inteiros positivos, é necessário que os estudantes percebam que estão lidando com outra representação para no número natural. O problema é que os contextos escolhidos pelos livros didáticos nem sempre são significativos para esses jovens.
Palavras-Chaves: Números inteiros.